sábado, 14 de abril de 2012

Banco Gringotes

O Gringotts Bank (Banco Gringotes no Brasil e Banco Gringotts em Portugal) é o banco, com filiais em vários países, usado pela comunidade mágica da saga. Ele fica num edifício de mármore branco, localizado no Beco Diagonal. Hagrid diz, em Harry Potter e a Pedra Filosofal, que é o único banco dos bruxos e que: "Este é o lugar mais seguro para se guardar dinheiro, ouro ou documentos e quem sabe outros valores"
Esse banco é administrado pelos duendes e seus cofres se localizam centenas de quilômetros sob o solo. Inclusive existe uma lenda (ou verdade) que os guardiões dos cofres de segurança subterrâneos são dragões.
“ Gringotes é o lugar mais seguro do mundo para guardar qualquer coisa que você quer que fique segura – com exceção talvez de Hogwarts.” (Editora Rocco)
“ Gringotts é o lugar mais seguro do mundo para guardar seja o que for; com excepção talvez de Hogwarts.” (Presença)
 Ao se aproximar do prédio você encontra portas de bronze muito polidas, onde um duende fica de guarda, usando um uniforme vermelho e dourado. Após essa porta há um hall de entrada com mais dois duendes de guarda e portas de prata onde a seguinte poesia está gravada:

Entrem, estranhos, mas prestem atenção
Ao que espera o pecado da ambição,
Porque os que tiram o que não ganharam
Terão é que pagar muito caro,
Assim, se procuram sob o nosso chão
Um tesouro que nunca enterraram,
Ladrão, você foi avisado, cuidado,
Pois vai encontrar mais do que procurou.
(Editora Rocco)


Entra estranho, mas tem cuidado
A avidez é um pecado
E os que levam sem querer merecê-lo  
Um dia terão de perdê-lo.
Se buscas, pois, no nosso chão
O tesouro que pertence aos que dão,
Podes achar, ladrão, cuidado
Mais que o tesouro, estás avisado.
(Editorial Presença)
Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Harry, Rony e Hermione invadem Gringotts com a ajuda do Duende Griphook, em troca da Espada de Godric Gryffindor, para pegar a Taça de Helga Hufflepuff, mas ele os trai (afirma que o acordo era entrar e, não sair). Para fugir da guarda do banco, Hermione enfeitiça o Dragão, e os três montam nele, que consegue subir à superfície. Griphook, que conseguiu fugir, é morto por Voldemort e seus seguidores quando esse vai "tirar satisfações" e liberar seu ódio por Harry ter destuído mais uma horcrux. A Espada de Godric Gryffindor desaparece das mãos de Griphook e mais tarde é retirada do chapéu seletor por Neville Longbottom.
A travessando essas portas você desemboca num grande saguão de mármore. Lá, existem mais de cem duendes sentados em bancos altos atrás de um longo balcão, escrevendo em grandes livros-caixas, pesando moedas em balanças de latão, examinando pedras preciosas com óculos de joalheiro. Em Gringotts é possível fazer câmbio, trocar dinheiro de muggles por dinheiro de bruxos.
Nesse saguão há um grande número de portas, todas guardadas por duendes, que acompanham as pessoas que entram ou saem. Ultrapassando essas portas, nada mais de mármore, e sim passagens estreitas de pedras, na descendente, iluminadas por archotes, que levam aos cofres no subsolo. Um duende serve de guia nesse labirinto, pilotando um vagonete que ele chama com um assobio. Na verdade parece que o vagonete anda sozinho e em alta velocidade.
Os cofres, que são mais de setecentos, podem ser abertos de várias maneiras. Os comuns usam uma chave pequena. Os de alta segurança possuem encantamentos nas portas e não têm fechaduras. O cofre de onde Hagrid tirou a pedra filosofal, por exemplo, pertence a Dumbledore, seu número é 713 e foi aberto com magia. O duende alisou a porta com seu dedo comprido e ela se dissolveu mas, se alguém que não fosse um duende de Gringotts tentasse fazer isso, seria engolido pela porta e ficaria preso lá dentro.
O cofre de Sirius Black tem o número 711 e o de Harry é o 687.
Um dos funcionários mais conhecidos do Gringotes é Bill Weasley que trabalhava no Egito, quebrando maldições de lugares como as pirâmides, para recuperar tesouros para o banco. Quando regressa para ajudar na luta contra Voldemort, reencontra Fleur Delacour também trabalhando no Gringotts para aperfeiçoar seu inglês. Após o retorno de Voldemort a segurança do banco foi aumentada.
Consta no site Lexicon uma explicação de onde pode ter sido criado o nome Gringotts: em inglês a palavra “ingot” significa lingote, uma barra de metal precioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário